Dieta dos Pontos Tabela Completa

A Dieta dos Pontos é uma das dietas mais executadas pela população. Sua tabela completa foi criada por um professor da USP – Universidade de São Paulo, o Dr. Alfredo Halpern que insiste sempre em dizer que não se trata de uma dieta e sim uma forma de pensamento diferente que ajuda pessoas que não conseguem perder peso com as dietas normais.

Sendo especialista em endocrinologia ele convive diariamente com pacientes que sofrem com o excesso de peso e que apresentam dificuldade para emagrecerem.

Para ajudar essas pessoas, ele criou as tabelas  alimentares onde os alimentos recebem pontos, onde cada ponto é igual a 3,6 calorias.

Como funciona a dieta dos pontos

Respeitando a quantidade de pontos para homens (400 = 1440 calorias), e para mulheres (300 = 1080 calorias), as pessoas podem comer o tipo de alimento que desejarem, mas não podem exceder a quantidade de pontos durante um dia inteiro.

Esse, talvez, seja o motivo principal da fama da dieta dos pontos, pois é possível comer qualquer tipo de alimento.

A quantidade de calorias que deve ser consumida diariamente é determinada por uma série de fatores como idade, sexo, atividade física. Por isso, é importante consultar o nutricionista antes de começar a fazer a dieta dos pontos.

Contando que normalmente são ingeridas até 1800 calorias por dia, o valor de 1080 pode ser bem restritivo para algumas pessoas.

Veja abaixo os prós e contras da dieta dos pontos e analise se pode ser uma boa opção para você emagrecer.

Prós e Contras da Dieta dos Pontos

Toda dieta tem pontos positivos e negativos. Com a Dieta dos Pontos não é diferente, separamos o que “legal” e o que “não é legal” nesse tipo de restrição alimentar. Confira:

1 – Prós

Para começar esse método não é uma dieta, como seu próprio criador diz, esse tipo de abordagem faz com que nosso cérebro fique “livre” do conceito “dieta” que pode causar desconforto, ansiedade e até problemas emocionais.

Assim, a principal vantagem desse método é que a pessoa pode comer qualquer tipo de alimento e, se extrapolar um dia, pode compensar no dia seguinte. A atividade de contar os pontos do que foi consumido também ajuda a manter a sensação de culpa por “sair fora” da dieta, não é à toa que os alimentos mais saudáveis possuem pontuação baixa.

Poder comer o que você deseja traz uma sensação de “não estar fazendo dieta” e deixa a pessoa até mais tranquila, sem ficar regulando o que pode ou não pode comer. Para ficar dentro dos pontos diários a pessoa acabará se alimentando mais saudavelmente, o que pode ocasionar em uma reeducação alimentar por tabela.

2 – Contras

O lado negativo desse método é que a pessoa pode comer muitas besteiras em um dia e comer apenas salada ou frutas no outro, isso pode deixar o organismo desequilibrado a médio e longo prazo. É bom evitar as comidas que tem pontos altos, para manter a fome saciada sem excessos.

Outro ponto, que pode ser ruim, é ter que consultar a tabela na hora das refeições, o ideal seria decorar os pontos dos alimentos mais comuns e fazer uma anotação rápida do que foi consumido, fazendo os cálculos depois. Não esqueça que os pontos devem ser consumidos em um dia inteiro, é preciso dividir certinho entre as refeições para não passar fome na hora do jantar.

Você também pode achar interessante este artigo sobre cirurgia plástica. Muito provavelmente você precise de uma cirurgia plástica, para redução de pele após perder muito peso com a dieta dos pontos.