Dieta Cetogênica: a dieta que te faz perder peso comendo gordura

Margem

Olá, caro leitor.

Tenho certeza que você ficou um tanto curioso ao ler o título deste artigo. Mas não se assuste, não é nenhum tipo de brincadeira. Estamos apenas falando da Dieta Cetogênica.

Cardapio dieta cetogenica

Essa dieta não é algo novo. Ela existe desde 1920 e foi desenvolvida nos EUA para ser utilizada no tratamento da epilepsia refratária em crianças. No entanto, esse tipo de dieta caiu em desuso com o surgimento de novos remédios anticonvulsivantes na década de 1940.

Mas o que é Dieta Cetogênica?

A dieta Cetogênica é a dieta em que você come gordura para emagrecer.

Dieta cetogenica

Mas calma! Não é qualquer tipo de gordura. Estamos falando das gorduras boas como o abacate, coco, sementes, amendoim, castanhas, entre outras.

Quando vamos ao nutricionista, geralmente, eles nos passam dietas que utilizam o carboidrato como principal fonte de calorias, depois as proteínas e por último as gorduras.

Todavia, nas dietas cetogênicas, isso é ao contrário!

A principal fonte de energia será a gordura, enquanto que os carboidratos serão reduzidos e as proteínas consumidas moderadamente.

Nessa dieta, todos os alimentos ricos em carboidratos são eliminados, como o arroz e o pão. Contudo, o consumo de alimentos ricos em gorduras aumenta.

Este tipo de dieta ajuda a emagrecer porque o organismo irá utilizar a gordura como fonte de energia e não o carboidrato.

A Dieta Cetogênica é indicada para prevenir e controlar convulsões e crises de epilepsia. Porém, ela vem sendo utilizada para a perda de peso e até para o tratamento de câncer, já que as células cancerígenas se alimentam, principalmente, de carboidrato.

Quais são os benefícios dessa dieta?

Agora, iremos apresentar os benefícios concedidos por essa dieta, se seguida de forma correta. Entretanto, como já avisamos acima, procure um médico para que ele possa lhe avaliar e indicar a dieta adequada!

Vamos à lista dos benefícios:

#1 Poupa Massa Muscular

A Dieta Cetogênica é ótima para quem quer perder peso sem perder massa muscular. Seu resultado é a redução da gordura corporal e a definição dos músculos.

Com a quantidade de proteínas adequadas sendo ingeridas e com a abundância de corpos cetônicos no sangue, o corpo não precisa quebrar proteínas dos músculos para produzir glicose, evitando que você perca massa magra.

Além disso, é necessário ingerir a quantidade de calorias adequadas por dia. Em dietas hipocalóricas, por exemplo, o fígado pode não conseguir metabolizar toda a gordura para fornecer a energia necessária, o que vai fazer com que seu corpo busque outra forma de obter energia - quebrando proteínas.

Portanto, procure um especialista para que o seu plano alimentar se adequado as suas condições . Esse é um passo importantíssimo para se obter resultados.

#2 Controle de Apetite

Já pensou poder controlar o seu apetite?

Através da Dieta Cetogênica há uma inibição do apetite, pois a alta ingestão de proteínas não gera picos de insulina, como a ingestão de carboidratos.

Portanto, ao comer pequenas quantidades de comida, você se sentirá satisfeito ao invés de estar sempre com fome como quando ingere carboidratos.

#3 Perder gordura se torna mais fácil

Nas dietas tradicionais, ricas em carboidratos, a principal fonte de energia é o próprio carboidrato. Eles são quebrados até se tornarem glicose e utilizados nas mitocôndrias que são as responsáveis pela energia.

Na dieta cetogênica, com a escassez de carboidratos, o corpo ativa o sistema de oxidação de gorduras para obter energia. Assim, as gorduras serão utilizadas como fonte principal de energia e o corpo queima gordura mais facilmente.

 

#4 Diminui os níveis de insulina

A insulina está relacionada ao metabolismo dos carboidratos, ela induz ao acúmulo de glicose em forma de gordura.

Se não há muito carboidrato, logo não há acúmulo de gordura.

Na dieta cetogênica, a ingestão de carboidratos é menor, ocorrendo a oxidação da gordura que está armazenada. Além disso, a baixa quantidade de insulina ajuda na secreção de outras substâncias benéficas que ajudam na perda de gordura e manutenção da massa magra.

Contraindicações

É claro que toda dieta possui contraindicações.

Pessoas com mais de 65 anos ou com histórico de doenças cardiovasculares, AVC, insuficiência renal ou hepática e paciente que utilizam medicamentos a base de cortisona não devem fazer essa dieta, a não ser que seja autorizada pelo médico e acompanhada de um nutricionista.

Lembre-se que você deve sempre procurar um profissional!

 

Dieta 10 © 2016 - Todos os Direitos Reservados